Ensino Superior Israelense

 Na última aula o professor Joel nos mostrou um gráfico onde mostra em números por idade a permanência e conclusão de pessoas nas universidades, e o Brasil se encontra distante de países vizinhos como a Argentina, mesmo tendo uma estrutura maior de ensino superior.

Porém, no gráfico mostrou vários países e eu resolvi falar um pouco sobre o ensino superior em Israel, o país do oriente médio é destaque em ensino e contém as melhores universidades da região. 

O país judeu contém 61 instituições de ensino superior: 8 universidades de pesquisa e a Universidade Aberta de Israel, 31 faculdades acadêmicas (20 das quais são públicas e 11 privadas) e 21 faculdades de formação de professores. 

Mas como pode um país de 9 milhões de habitantes, muito menos que a cidade de São Paulo sozinha ser referência em tecnologia e educação? A resposta é simples, o investimento do país em educação é grande, são 9,2% do PIB investidos, enquanto o Brasil investe pouco mais de 4%, e não é atoa que o país contém doze prêmios Nobel, sete só nesse século. 


Comentários