Paulo Freire o "Patrono da Educação"

 Todos sabemos que Paulo Freire é uma figura importante na história da educação do Brasil pra quem gosta e até mesmo pra quem não gosta. A metodologia de Freire é usada nas escolas brasileiras e isso lhe rendeu o título de patrono da educação brasileira, mas de que forma a metodologia freirista impacta na educação brasileira?. 

Paulo Freire foi um escritor e educador de sucesso por mais que digam que ele foi inovador e revolucionário em sua metodologia ela foi totalmente copiada das ideias marxistas e talvez por isso exista uma grande doutrinação comunista nas universidades e colégios públicos. No seu livro mais conhecido, “Pedagogia do Oprimido”, Freire identifica-se abertamente com as ideologias do pai do comunismo, Paulo Freire até que desenvolveu uma teoria e, inicialmente, uma prática propedêutica e pedagógica. Todavia, o apoio e a aproximação com um governo comunista deram-lhe o incentivo e a liberdade para associar a doutrinação política ao seu método, aos poucos colocando este viés como prioritário e essencial. Para fazer essa associação desonesta, Freire distorceu sua própria teoria para colocá-la a serviço de uma ideologia esquerdista. E aqui vamos adentrar num terreno ainda mais pantanoso: boa parte da metodologia de Paulo Freire originou-se a partir de uma teoria epistemológica cristã radical e estabeleceu-se como uma eficiente ferramenta socialista, dando origem a algo bizarro que no Brasil ganhou o nome de “Teologia da Libertação”.

No meu entender, Paulo Freire sequer mereceria se quer ser chamado de revolucionário por não reunir a mínima capacidade (especialmente honestidade intelectual) para ter construído algo relevante. Porém, alçado à condição de “Patrono da Educação Brasileira”, acabou por ter uma evidência plastificada, mas nociva demais para ser ignorada. Tornou-se um câncer que levou a educação brasileira à condição de falência.


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